quinta-feira, 6 de março de 2014

Campanha em Escolas Municipais de Mairi, orienta pais de alunas, sobre vacina contra HPV


A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação de Mairi, realizará uma Campanha de Vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), direcionada para adolescentes entre 11 e 13 anos de idade. A imunização, que previne contra o câncer de colo de útero, será gratuita e oferecida, no primeiro semestre do mês de março, em alunas das escolas municipais.

Para que a meta de vacinação seja atingida, uma parceria está sendo feita através da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação de Mairi. De acordo com Luliana Bastos Lima, Enfermeira e Coordenadora do Programa Saúde na Escola, a idéia é que não seja preciso o deslocamento das adolescentes até aos postos de vacinação. A vacina é que vai até elas, pelo menos nessa etapa da primeira dose.

A vacina contra o HPV que será utilizada na campanha é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres), responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país. O Ministério da Saúde orienta ainda que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo para verificar se há indício da doença.


Os pais que aceitar que suas filhas sejam vacinadas nas unidades escolares deverão assinar um Termo de Aceitação. Cada menina deverá receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses e, a terceira, 60 meses (cinco anos) depois da primeira dose. A vacinação tem a eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário